10 de jan. de 2015

Nascer sorrindo

Durante toda a minha gestação e mesmo antes de engravidar eu pesquisei muito sobre parto natural, pois queria receber minha filha da melhor forma possível. Buscando essas informações, descobri o trabalho das doulas, que são mulheres que acompanham a gestante durante a gravidez, o parto e o pós-parto.

Então, quando descobri que estava grávida comecei a procurar uma doula pra me acompanhar. No facebook encontrei o Nascer Sorrindo, um grupo de apoio ao parto natural presencial, com encontros mensais aqui em Porto Alegre. Uma das organizadoras do grupo é a Doula Zezé, uma pessoa maravilhosa. Impossivel não amá-la!
Ela dá aula de yoga para gestantes e eu bem metida que sou, comecei a praticar yoga sem nem ter barriga, acho que estava com umas 13 semanas de gestação.
Não bastasse a yoga ser super bacana, proprorcionando o (re)conhecimento do novo corpo grávido, antes de cada aula a Zezé organiza um ambiente aconchegante na sala de sua casa pras grávidas baterem papo, falar das suas angústias, medos, alegrias e descobertas. Risos e lágrimas regados a chá com umas passinhas de uva, castanhas e as vezes até um bolinho.
Nesses encontro semanais para praticar yoga e conversar conheci mulheres maravilhosas, de onde surgiu um grupo de amigas com quem pude dividir a minha gestação e depois que nossos filhos nasceram, a maternagem.
Nos falamos quase todos os dias, pelo whatsapp, tiramos dúvidas, desabafamos, dividimos nossas descobertas e sempre que dá, nos encontramos pra conversar e para que nossos filhos, que tem quase a mesma idade, possam crescer sorrindo juntos. Ontem foi o primeiro encontro do ano e conseguimos reunir 7 casais e 7 bebês no nosso ap. A maior densidade de amor da cidade!
Esses são os bebezes do post de ontem, Ceci e seus amigos!

8 comentários:

  1. Queridas Nina e Cecília, toda vez que entro e acompanho as postagens me emociono... Um beijo grande a tia-vó Rosi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coisa boa poder dividir um pouco das histórias da Ceci com vocês, mesmo a distância. Beijos

      Excluir
  2. Marina, tua jornada foi e é linda, parabéns por proporcioná-la a Cecí. Grande beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Julia! Assim como a jornada tua e da Leonora. Beijo

      Excluir
  3. Mesmo tendo ficado pouco tempo como "penetra" no encontro, pude sentir as energias positivas que emanavam desse grupo. Nao posso deixar de dizer que ver os pais tao participativos quanto as maes, foi lindo pois acredito em um mundo em que homens e mulheres tenham a mesma reeponsabilidade na "maternagem" como tu diz! Lindo, lindo, lindo demais!!!! Parabens papais, mamaes e filhos!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lica, esses pais estão juntos na maternagem! Muito amor!

      Excluir
  4. Desde as primeiras semanas juntas nos apoiando, rindo, chorando. E essa relação se fortaleceu com a chegada dos pequenos e se consolidou com cada encontro ao longo desses 1a4m. Quero sempre poder dividir momentos assim com todxs vcs! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito bom podet ter a cia de vcs! Obrigada prla visita! Beijos

      Excluir