26 de jan. de 2015

Amamentação 20/30

Quero contar um pouco sobre a nossa história com a amamentação. Antes de engravidar e durante a gestação eu fiquei fascinada pelo mundo da maternidade, pesquisei muito sobre parto natural e amamentação. Descobri que segundo a Organização Mundial da Saúde, baseada em evidências científicas, o ideal é o bebê mamar exclusivamente no peito durante os seis primeiros meses de vida, isso quer dizer que não se deve dar nem água, somente leite materno (LM). E a amamentação deve se prolongar pelo menos até os dois anos. A partir dos seis meses se inicia, gradualmente a introdução de alimentos sólidos (frutas, verduras, papinhas, etc.). Até por volta do primeiro ano o LM será o principal alimento do bebê.
Com isso em mente, amamentei até os seis meses exclusivamente e em livre demanda, isso quer dizer, sem restrição de horários. Depois dos seis meses começamos bem lentamente a introdução de alimentos, até porque a Ceci só dava umas bicadinhas. Quando a Ceci estava com sete meses eu voltei a trabalhar 8 horas, fiz estoque de LM, ordenhava no trabalho e ela mamou somente o meu leite. Direto da fonte pela manhã, ao meio dia e em livre demanda depois que eu voltava pra casa. E ainda ficava uma porção para o meio da manhã e uma porção para o meio da tarde, que ela tomava na mamadeira.
Depois de um mês nesse esquema, consegui diminuir minha carga horária para seis horas. Então ficou bem mais tranquilo, eu deixava somente uma porção de LM e de resto ela já se alimentava com frutinhas e comida salgada. Quando ela estava com 10 meses parei de deixar leite, já que ela já se alimentava melhor e grande parte das vezes nem tomava todo o leite, que ia fora, com aperto no coração.
Quis contar um pouco da nossa história até aqui, porque a Ceci faz um ano e cinco meses amanhã e ainda mama bastante. Tenho lido bastante sobre desmame, pois acredito que deva acontecer de forma lenta e gradual. Então considero que estamos desmamando. Porém, esse é um processo muito difícil. A Ceci ainda mama a noite, normalmente uma ou duas vezes. Iniciamos o processo mais ativo de desmame noturno, primeiro colocamos ela para dormir no quarto dela, depois o Pedro começou a atender a Ceci quando ela acorda durante a madrugada. Estava funcionando bem, mas aconteceram diversas coisas que nos fizeram retroceder, fomos viajar, depois ela ficou doente, então praticamente voltamos a estaca zero. Nas últimas noites ela chorou e chamou desesperadamente "mamãe!", então acabei cedendo.
Espero amamentar a Ceci pelo menos até os dois anos e vejo que estamos indo pelo caminho certo, mas também vejo que eu estou querendo e precisando do desmame noturno.
Mais alguém nessa situação? Alguma dica?

A foto de hoje é da Ceci com o tio "Macelo", com quem ela tem uma conexão muito especial. Eu acho que é porque ela sente que o Marcelo é pai, mas também, e principalmente, porque ele é baterista/percussionista da Apóstofres, banda que o Pedro integra. E a Ceci ama uma batucada! Ela ficou super feliz com a visita, mostrou todos os brinquedos pro Marcelo que brincou com a pequena cheio de carinho e paciência!

7 comentários:

  1. Está muito interessante essa nossa caminhada de descobertas sobre amamentação e, em especial, com a Ceci.

    Tenho a impressão de que algumas crianças tem um processo de desmame mais lento, pois estabeleceram uma conexão muito além do alimentar com a amamentação. Acho que a pequenina é uma dessas. Certamente ainda teremos muita tentativa e erro/acerto e aprendizados com base nas nossas decisões.

    Temos que estar atentos aos sinais que ela manda também, pois a natureza das crianças tem sua sabedoria.

    Já o tio "Macelo" é conectividade desde o primeiro encontro! Muitas batucadas (e outras cosas) ainda vai aprender com esse grande amigo!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelo comentário tão carinhoso e acolhedor, Pedro! Seguimos juntos, nós três, na nossa caminhada de pa/maternidade, aprendendo, errando e acertando, mas principalmente nos apoiando e amando!

    ResponderExcluir
  3. Super me identifico com esse post , vou escrever sobre isso também ... ah como eu quero colocar em prática o desmame noturno ...

    Má , uma pergunta , sábado fui ao parque e vi varias crianças com esse colarzinho , tem algum significado ?
    Beijos
    Bom dia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fabi, esse colarzinho é de âmbar, uma rezina fóssil que parece uma pedra. É utilizado como anti-inflamatório e pode auxiliar no processo de nascimento dos dentes do bebê. A gente tá usando direto e notamos que a Ceci não se irrita muito quando os dentes estão nascendo, não sei se é em função do colar ou se é tranquilo pra ela. Por via das dúvidas a gente usa, até porque fica um charme!

      Excluir
    2. Ah! Aguardo teu post sobre amamentação e desmame! Beijocas

      Excluir
  4. iiii, aqui zero desmame. Mto leite na madruga. Mas eu To em casa, né?! Muito mais tranquilo. É esse retrocesso é normal aqui tb. Dias que ela pede tetê duas vezes só é dias que é de hora em hora. Importante é elas sentirem segurança. Vai passar. E logo sentiremos saudades. <3

    ResponderExcluir
  5. Ah ... agora entendi Má , eu percebi no parque várias crianças com ele , achei interessante ... vivendo e aprendendo ... Beijos

    ResponderExcluir